Glossário

B

B2B (Business-to-Business)

Expressão utilizada para indicar alguma relação comercial entre empresas.

B2C (Business-to-Consumer)

Expressão utilizada para indicar alguma relação comercial voltadas para o usuário final.

B2G (Business-to-Government)

Expressão utilizada para indicar alguma relação comercial entre uma empresa e alguma instituição governamental.

Big data

Grandes conjuntos de dados formado por um grande volume de dados, que são variados e gerados em alta velocidade. Gerenciar essa enorme quantidade de dados, dando inteligência aos mesmos, é papel das ferramentas de Big Data, recursos que possuem alta capacidade de processamento.

Business Analytics

Tem como principal objetivo a obtenção de informações (preferencialmente em tempo real) mais ricas, profundas e precisas sobre clientes, parceiros e operações de negócio. Para tanto, contempla mineração de dados, big data, data science, procedimentos de descoberta de conhecimento e, claro, o envolvimento da área de negócio.

Business Intelligence (BI)

Conjunto de ações que fornece ao gestor informações relevantes para o planejamento e a tomada de decisões estratégicas. Por meio de sistemas especializados, os processos de BI integram os diversos setores de uma organização, extraindo dados que permitem traçar cenários e avaliar o comportamento da empresa.

C

Chatbot

É um software que simula a interação humana em aplicativos de mensagens. Normalmente, estes programas são usados com o objetivo de auxiliar no atendimento de empresas, por meio do envio de perguntas e respostas préconfiguradas.

D

Data Science

É o estudo disciplinado dos dados e informações inerentes ao negócio e todas as visões que podem cercar um determinado assunto. É uma ciência que estuda as informações, seu processo de captura, transformação, geração e, posteriormente, análise de dados. Ou seja, ela visa a extração de conhecimento ou insights para possíveis tomadas de decisão.

Disrupção

A disrupção (as tecnologias disruptivas ou inovações disruptivas) estão por trás das mudanças bruscas do mercado atual, na forma como consumimos produtos e serviços e no sucesso de empresas como Netflix, Google, Apple e Microsoft. Ela define a entrada de uma nova tecnologia ou produto/serviço no mercado que tem a capacidade de criar um novo cenário e desestabilizar os concorrentes que antes o dominavam aquele mercado, muitas vezes mudando a forma como interagimos com aquele mercado e/ou consumimos um determinado produto ou serviço.

E

E-commerce

E-commerce ou comércio eletrônico refere-se às vendas pela internet que são realizadas por uma única empresa, seja um fabricante ou revendedor, por meio de uma plataforma virtual própria.

Experiência do usuário (UX - User eXperience)

Termo genérico usado para designar aspectos de interação entre o ser humano e a tecnologia. A ideia é criar produtos e serviços que proporcionem uma experiência agradável e produtiva, incentivando o usuário a consumir e divulgar. Trata-se, portanto, de criar aplicações que sejam fáceis e prazerosas de usar.

Exponencialidade

Exponencialidade (em inglês, é mais comum o uso da expressão exponential growth), em um contexto tecnológico, é o termo utilizado para definir a velocidade ultra acelerada com que as tecnologias têm evoluído nas últimas décadas e o efeito que causam na sociedade. O crescimento exponencial acontece quando é muito significativo em um curto espaço de tempo. Por exemplo, se uma empresa dobra de faturamento a cada ano pode-se dizer que a empresa cresce exponencialmente em termos financeiros.

F

Feedback

Resposta sobre o resultado de uma tarefa que já foi ou está sendo realizada. Pode ser um comentário, uma opinião ou um ponto de vista.

I

Inovação

Implantação com sucesso de novas ideias.

Integração físico/digital

Também conhecido como omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa (lojas físicas, virtuais e computadores), de modo que qualquer experiência de interagir com todos os canais é tão ou mais eficiente e/ou agradável do que usar cada canal isoladamente.

Inteligência artificial

É a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou softwares. Algumas características básicas desses sistemas são: a capacidade de raciocínio (aplicar regras lógicas a um conjunto de dados disponíveis para chegar a uma conclusão), aprendizagem (aprender com os erros e acertos de forma que no futuro agirá de maneira mais eficaz), reconhecer padrões (tanto visuais e sensoriais, como também de comportamento) e inferência (capacidade de conseguir aplicar o raciocínio nas situações do nosso cotidiano).

Internet das coisas (IoT - Internet of Things)

Consiste basicamente na conexão de objetos com a internet, permitindo que sejam coletadas informações e fornecidos serviços de maneira personalizada. Os dispositivos de IoT conseguem se conectar à rede e a outros dispositivos de forma automática, sem intervenção humana.

J

Jornada do Consumidor

É definido pelo processo de se desenhar um mapa que permite conhecer o cliente e os seus pontos de interação com a empresa, ou seja, permite entender a motivação e o caminho que o cliente faz para chegar à compra ou ao momento de interação com a empresa, dependendo do objetivo do mapeamento.

L

Landing page

Landing Page é uma página que possui todos os elementos voltados à conversão do visitante em Lead, oportunidade ou cliente. Em geral, essas páginas contêm muito menos elementos e links do que a homepage de um site normal.

M

Machine learning (aprendizado de máquina)

É uma aplicação da inteligência artificial que visa capacitar sistemas a reconhecer padrões, desenvolver soluções e tomar decisões automaticamente. Esse processo de aprendizagem é realizado com base nas informações que o software recebe, seja por meio da interferência humana ou não.

Marketplace

É uma plataforma, mediada por uma empresa, em que vários fornecedores se inscrevem e vendem seus produtos. Ela funciona de forma que o usuário entre em determinado site e compre em mais de uma loja, pagando todos os itens juntos.

Modelo de negócio

Descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. Ou seja, o que a empresa faz, para quem ela faz, como ela entrega a solução ao cliente e o que/como ela recebe por isso.

P

Produto digital

Produtos digitais, também conhecidos como infoprodutos, são materiais produzidos em formato digital e distribuídos no meio online, como e-books, vídeos, músicas, apps e sites de membros.

R

Realidade aumentada

É a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro.

T

Transformação digital

Processo de adaptação das empresas com a utilização de tecnologias, seja para melhorar o desempenho das equipes, aprimorar os produtos ou serviços oferecidos e assegurar melhores resultados diante da concorrência.